-
Arquitetos: Leku Studio
- Área: 1533 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:DEL RIO BANI
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, ESCOFET, Robert McNeel & Associates
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da nova praça ao lado da escola La Pau recicla um espaço degradado em desuso, naturalizando-o e criando um local confortável em continuidade com o pátio da escola e suas entradas. Um espaço que incentiva o brincar espontâneo e criativo na rua através da releitura de elementos urbanos que integram a dimensão lúdica ao seu design.
O projeto, fruto de um trabalho conjunto com representantes da escola, da AMPA, do Instituto da Criança e da Câmara Municipal de Barcelona, propõe uma ação baseada em dois eixos principais:
Incentivar a brincadeira e a socialização
O projeto está alinhado com os critérios estabelecidos no marco do Plano Municipal Barcelona dona molt de joc, que define as bases para a construção de uma cidade que reconhece o direito e o valor do brincar na infância. O objetivo é transformar um espaço hostil em um ambiente que incentive o brincar e a permanência como uma extensão do próprio pátio da escola. Não se trata de criar um novo parque infantil regulamentado, mas sim, de redefinir o espaço utilizando os instrumentos habituais de urbanização (mobiliário, pavimentos, vegetação...).
A nova distribuição do espaço é organizada a partir da ideia de criar um elemento lúdico em espiral, concêntrico ao quadrado. Os novos elementos de mobiliário urbano e dos revestimentos são organizados seguindo a ideia de um fluxo lúdico que, partindo de qualquer uma das entradas da praça e seguindo a cerca como elemento condutor, absorve o visitante no jogo que culmina na espiral do banco a partir do centro do quadrado.
Devolver a natureza e permeabilizar
A aspereza da urbanização da praça, acompanhada pela falta de vegetação, aumenta o efeito de ilha de calor num espaço sem sombra e com grande exposição solar. Da mesma forma, o aumento da vegetação é considerado essencial como elemento ativo no design que ajuda a criar espaços de convivência e ambientes lúdicos confortáveis junto à natureza.
Por este motivo, é necessário permeabilizar a superfície da praça e integrar vegetação variada que aumenta a biodiversidade e melhora a captação e infiltração natural da água através de uma estratégia de drenagem por estratificação progressiva. Para isso, é criado um grande canteiro que reúne as árvores existentes e chega até o muro, forrando-o com espécies rasteiras que aumentam o conforto ambiental da praça. A dureza da urbanização existente é assim amenizada com espaços de convivência junto ao verde que acompanham e interagem em um ambiente lúdico.